FORMATURA


FORMATURA SESSÃO SOLENE

Formatura é a coroação da jornada acadêmica do Ensino Superior e certamente é um dos momentos mais marcantes na vida dos formandos e seus familiares.

A cerimônia de formatura acontece em local definido pelos estudantes, após acordo firmado com a produtora contratada para realizar o evento.

O polo IERGS participa de parte do processo, em conformidade com a UNIASSELVI, supervisionando e apoiando os alunos para os preparativos necessários à Colação de Grau em Sessão Solene ou em Gabinete.

Para solicitar apoio sobre definições de datas, os representantes de turmas devem entrar em contato com a Articulação do polo:

Imagem de fundo simulando uma formatura Imagem de fundo simulando uma formatura

Instruções para uma cerimônia perfeita:

Instrução 01 - Chapéu

O maior símbolo da Colação de Grau é o momento em que o presidente da sessão coloca o barrete (chapéu) no formando. Lembre-se, portanto, que o barrete não deve ser colocado na cabeça antes da Colação, nem mesmo para fotografias.

Instrução 02 - Celulares

Celulares são proibidos aos formandos! Durante a colação, entregue seu aparelho para alguém responsável e que possa instruir seus convidados. Mesmo no silencioso, um celular vibrando pode ser bastante incômodo.

Instrução 03 - Casou

Quem casou ou divorciou oficialmente durante o curso de Graduação precisa procurar a Secretaria do Polo. É necessário realizar a alteração dos dados pessoais com antecedência para garantir que o diploma seja confeccionado com o nome correto.

Instrução 04 - Hinos

Não é recomendado o uso de hinos de times de futebol nem bandeiras durante a Colação. Vivemos num País apaixonado pelo esporte e não sabemos o time de todos os convidados presentes na sessão. Queremos que todos os alunos recebam aplausos e não vaias.

Instrução 05 - Sessão Solene

No dia da Sessão Solene, todos os alunos precisam assinar os Protocolos de Entrega do diploma e Histórico Escolar e a ata oficial da formatura. Por isso é importante que todos os formandos estejam no local da cerimônia 2 horas antes do início para assinar os Protocolos e vestir a toga.

Instrução 06 - Cabelo

Quem possui cabelo comprido deve lembrar-se de que o barrete (chapéu) será colocado na cabeça durante o momento da Colação de Grau. Por isso, coques precisam ser baixos e os penteados presos devem prestigiar o lado esquerdo do rosto, deixando-o livre para beneficiar as fotografias.

Instrução 07 - Sobrenomes

Alguns alunos possuem sobrenomes com pronúncia diferenciada. Lembre-se de procurar o mestre de cerimônias e narrar corretamente como ele deve ser pronunciado durante a Colação de Grau.

Instrução 08 - Bebidas

Bebidas alcoólicas estão vetadas antes e durante a Colação. Em um dia de nervosismo e ansiedade o seu corpo reage diferente. Deixe para brindar com seus convidados após a Cerimônia.


SOLICITAÇÃO

Os formandos que desejam colar grau em sessão de Gabinete devem realizar o pedido diretamente no Portal do Aluno ou na Secretaria de atendimento presencial do polo.


INFORMAÇÕES

Tire dúvidas diretamente com a Articulação do polo IERGS:

Downloads

  • VEJA AS DICAS PARA A REALIZAÇÃO DA SUA FORMATURA.

    Formando IERGS/UNIASSELVI, Faça o download do ‘Guia do Formando IERGS/UNIASSELVI’ e acompanhe o passo a passo para realizar a sua Colação de Grau em sessão solene ou formatura de gabinete. Prepare-se para esse momento especial!

    Baixe-o aqui

Conecte-se ao @iergs