Metodologia de Ensino de Matemática

O especialista em Metodologia do Ensino de Matemática desenvolve saberes e fazeres pertinentes à docência, para o Ensino Fundamental e Médio; o especialista pesquisador, com formação em matemática ou em outras áreas, amplia e implementa pesquisas direcionadas ou relacionadas, ao ensino e a educação matemática. O objetivo do curso é desenvolver saberes e fazeres necessários à prática docente em Matemática. Compreender o pensamento matemático como decorrente da relação entre homem, sociedade, cultura e natureza. Ampliar as referências metodológicas para o ensino da Matemática. Desencadear mudanças na prática pedagógica em educação matemática, e não apenas propagar e desenvolver conhecimentos já existentes. Incitar a criatividade, a partir dos estudos da história, das novas tendências e do olhar filosófico que permeia o ensino e a educação matemática. Instigar a pesquisa em educação matemática. Conceder, desde que as exigências acadêmicas do curso sejam realizadas (cumpridas), o título de especialista em Metodologia do Ensino da Matemática, aos que têm Formação em Nível Superior completa.

Inscreva-se

Informações legais: Curso em conformidade com a Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

  • Modalidade Pós-Graduação EAD
  • Duração 12 meses
  • Mensalidade: R$ 210,84

METODOLOGIA DE ENSINO IERGS/UNIASSELVI

MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

Na modalidade semipresencial, os estudos são desenvolvidos em 12 meses, com aula UMA VEZ POR MÊS. Nos 10 primeiros meses acontecem os estudos das disciplinas e a realização das avaliações nos encontros presenciais. Nos dois meses finais ocorre a elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) nos encontros presenciais e seus estudos são orientados e acompanhados por um Professor-Tutor.


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Diploma e Histórico de Conclusão do Ensino Superior
RG ou CNH e CPF

*documentos originais


PÚBLICO-ALVO

Licenciados em Matemática que tenham interesse em atuar no Ensino Fundamental e Médio.


Grade curricular

  • Matriz curricular

    1 - Metodologia do Trabalho Científico
    2 - Estruturas Curriculares - Inter e Transdisciplinaridade
    3 - Educação Especial e Inclusão Escolar
    4 - Tendências Atuais do Ensino e Aprendizagem de Matemática e os PCNs
    5 - Matemática Lúdica
    6 - Didática da Matemática
    7 - Matemática Significativa
    8 - Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
    9 - Educação em Direitos Humanos na Educação Básica
    10 - Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo Científico

    Disciplina(s) Optativa(s)
    1 - Metodologia do Ensino Superior