História e Cultura Afro-brasileira

O especialista em História e Cultura Afro-brasileira desenvolve saberes e fazeres pertinentes ao ensino de história e antropologia e respectivos conteúdos da educação básica. O objetivo do curso é o de ampliar as referências metodológicas e bibliográficas para o ensino de História a partir das diferentes visões teóricas e práticas do contexto atual. Promover a formação de especialistas em História da África Negra, da Escravidão e da História e Cultura dos Afro-Descendentes para aprimorar os ensinamentos sobre o tema no ensino fundamental e médio, superando as visões tradicionais ensejadas pelo movimento colonial e neocolonial. Desenvolver uma reflexão crítica sobre o ensino de História nas escolas.

Inscreva-se

Informações legais: Curso em conformidade com a Resolução n° 1 de 06/04/2018, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.

  • Modalidade Pós-Graduação EAD
  • Duração 12 meses
  • Mensalidade: R$ 210,84

METODOLOGIA DE ENSINO IERGS/UNIASSELVI

MODALIDADE ON-LINE

Na modalidade ON-LINE os estudos são desenvolvidos a distância em um período de 12 meses: 10 meses para realizar os estudos de cada disciplina (uma por mês) e 2 meses para elaborar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso. Para realizar os estudos, o Pós-Graduando recebe os materiais didáticos (caderno de estudos) em seu endereço postal e desenvolve todas as atividades avaliativas e de interação na Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para cada disciplina o Pós-Graduando conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Ambiente Virtual de Aprendizagem, telefone (47) 3301-6200 e e-mail. 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Diploma e Histórico de Conclusão do Ensino Superior
RG ou CNH e CPF

*documentos originais


PÚBLICO-ALVO

Historiadores, profissionais das Ciências Sociais e da Educação, os graduados de qualquer área do conhecimento que tenham interesse em se especializar no ensino de História e cultura afro-brasileira.


Grade curricular

  • Matriz curricular

    1 - Metodologia do Trabalho Científico
    2 - História da África e dos Africanos: dos Primórdios ao Período Pré-Colonial
    3 - História da África e dos Africanos: da Divisão Colonial aos Dias Atuais
    4 - História Cultural
    5 - Cultura e Religiosidade Afro-brasileira
    6 - Saberes, Herança e Manifestações Culturais Brasileiras
    7 - Ensino, Pesquisa e Realidade Histórica
    8 - Trabalho, Sociedade e Resistência na História Brasileira
    9 - Educação em Direitos Humanos na Educação Básica
    10 - Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo Científico

    Disciplina(s) Optativa(s)
    1 - Metodologia do Ensino Superior


Conecte-se ao @iergs